Obra de Cesário Verde apresentada em Lisboa

20-04-2014 14:59

A obra integral do poeta Cesário Verde, vai ser pela primeira vez fixada e apresentada em Lisboa, com a produção poética, revista e ordenada, a biografia organizada e a correspondência anotada, pelo catedrático brasileiro Ricardo Daunt. A obra será apresentada  esta quarta-feira às 18:30 na FNAC do Vasco da Gama, pelo investigador e pela professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anabela Rita.

 Ricardo Daunt afirma que o poeta português "supera o impasse do modelo realista, para criar uma poesia que não se contenta em permanecer no interior da cápsula do real". O especialista brasileiro defende que a obra de Cesário  "atesta a presença de um sujeito lírico que deambula pelo mundo urbano da civilização industrial, capturando os variados recortes físicos e os múltiplos estímulos sensoriais da cidade labiríntica", que é Lisboa.

 

Não nos podemos esquecer que Cesário Verde (1955-1886), foi o autor que o enorme Fernando Pessoa considerou como "mestre", e precursor da modernidade na poesia portuguesa.

Apesar de o autor começar a publicar versos em jornais e revistas em  1875, faleceu sem ter a oportunidade de reunir toda a sua poesia num só livro,  sendo esta agora reunida e organizada.