Wreck this Journal

18-04-2014 16:37

‘Wreck This Journal’ é um livro ilustrado que contém um coleção de tarefas, que exige aos leitores que trabalhem a sua capacidade criativa em erros e idiotices, para completar as páginas do livro (ou destruí-las).

 Desta forma a autora, Keri Smith, encoraja os leitores a cometerem atos “destrutivos” , fazendo buracos nas páginas, colando fotos e estragando-as, manchando as páginas, pintando fora das linhas etc , com o objetivo de podermos  experimentar o verdadeiro processo criativo. 

Permitindo que sejamos introduzidos a uma nova maneira de fazer arte, descobrindo maneiras de escapar à angústia de ter páginas em branco e entrando completamente num processo que nos permite descobrirmo-nos..

Ao contrário de muitos leitores(as), eu não sou picuinhas com os meus livros. Aliás, os meus livros preferidos estão gastos, bastante sublinhados, com marcas de café e sei lá eu que mais. Acredito que os livros têm que ser vividos. E à semelhança da mim própria, aprecio o fato dos meus livros estarem bastante ‘vividos’. Por isso mesmo, quando descobri a existência deste livro, apaixonei-me logo pelo conceito e foi parar quase imediatamente à minha wishlist literária. Apesar de me considerar a pessoa menos-criativa-de-sempre, considerei a ideia de ‘estragar’ um livro propositadamente uma das formais mais originais de sempre, para desenvolver aquilo que vulgarmente denominamos por “imaginação”.

 

E depois de ter visto alguns dos resultados finais no youtube ( alguns bastante engraçados) ainda fiquei com mais vontade de o ter!

Mãe, pai! Eu estou aqui sim?