Historiadora vence Prémio Grémio Literário

24-04-2014 11:03

A historiadora Maria de Fátima Bonifácio foi ontem galardoada, em Lisboa, com o Prémio Grémio Literário 2013, que distingue obras originais de autores portugueses nas temáticas do século XIX em Portugal.

O júri decidiu atribuir o prémio à obra da historiadora : Um homem singular - Rodrigo da Fonseca Magalhães 1787-1858, publicado em 2013, devido à “ excelência da biografia política que faltava, sobre uma personagem fundamental da História de Portugal de meados do século XIX”.

José Macedo e Cunha, presidente do Grémio Literário, indicou que o júri atribuiu ainda quatro menções honrosas às obras Dandismo e Intertextualidade na Correspondência de Fradique Mendes, de Francisco Sousa Neto, Teatro Naturalista, de Luís Francisco Rebelo, Galeria de Pintura no Real Paço da Ajuda, de Hugo Xavier.A obra A Relíquia, uma Antologia Ilustrada, de Rui Campos Matos, publicada pela Fundação Waldemar Alcântara (Brasil) também recebeu uma menção honrosa.

A sessão, que assinalou o 168.º aniversário do Grémio Literário, contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, por ocasião do Dia Mundial do Livro.