Livraria em Pequim

12-04-2014 13:12

Em Pequim, uma das livrarias mais antigas tornou-se esta semana a primeira da cidade a estar aberta durante toda a noite, de forma a captar o público para o prazer da leitura.

 

A iniciativa só será formalmente lançada a 23 de abril, mas a livraria Sanlian Taofen,  já começou a estar aberta 24 hora por dia, e logo na primeira noite faturou mais de 1.650 euros. Outra fonte de atração é o café do segundo piso da livraria, gerido por uma cadeia chamada "Esculpindo o Tempo", e que também está aberto toda a noite.

Por outro lado, no relatório apresentado o mês passado à Assembleia Nacional Popular (parlamento), o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang prometeu "encorajar o povo a ler”, sendo que desde o início do ano, os impostos sobre os livros vendidos em livrarias baixaram e foi criado um fundo especial para apoiar o comércio livreiro tradicional. O que não deixa de ser bastante irónico, visto que um romance de 300 páginas de um autor estrangeiro custa cerca de 30 yuan (4 euros), o que corresponde ao dobro do salário mínimo à hora em Pequim.