Músicas Preferidas

31-05-2014 15:53

A arte da música deve ser a arte que mais aproxima e afasta as pessoas. Acabamos até por ter este hábito de julgar o outro pela música que ouvem. E fazemos bem. A música diz-nos coisas impossíveis de pronunciar.

Decidi assim perder uns minutos a pensar na música que vou ouvindo. Não sou muito esquisita, mas sou um bocadinho critica. Gosto de um pouco de tudo e se gosto mesmo de uma música, levo-a comigo para a sepultura. Assim decidi mostrar-vos as minhas músicas preferidas para cada momento.

 

A música que:

Me aperta o coração: Otis Redding - For Your Precious Love

Para quem conhece, é fácil perceber porque é que me dói a alma a ouvir isto. Quem não conhece, vá ouvir. A sério.

Me faz rir: Shawn (Desman) Fernandes - Tu és minha

Uma das pérolas da minha adolescência. A melhor coreografia de um videoclip nacional, aliada a uma letra genial. Nunca me esquecerei do “hoje vou de mota pra escola”

Detesto: Nelson Freitas & C4Pedro - Bo Tem Mel

Não compreendo como é que há gente que  gosta. (Sinceramente também não tentei compreender).

Me motiva: Kanye West – Stronger

Esta é bastante conhecida. Não sei se é aquela batida, se o sample vocal "harder, better, faster, stronger" dos  Daft Punk, se a letra. Bate forte cá dentro, e é o que interessa.

Marcou a minha infância: Rui Veloso - Anel de Rubi

Um clássico do Rei Rui veloso. Quem nunca gostou desta música devia ser amarrado a uma àrvore durante uma semana. Sem comer nem beber, até ganhar juízo.

Marcou  a minha adolescência: The Killers - Mr. Brightside

The Killers. Só quem me aturava à uns anos atrás, sabia o que era uma adolescente histérica, em cima de uma cadeira de um bar a berrar o mais alto possível. Sem qualquer aparente motivo para o fazer.

Adoro cantar: Kate Nash -We get on

Também gosto muito de desafinar algumas dos Queen e do Sr. Elton John. Mas esta já faz parte da mobília. (Tenho que começar a largar as músicas da adolescência).

Me faz acordar bem disposta: Chimarruts – Aquarela

Gosto mais desta versão de que da mensagem original. É bastante calminha e tem uma mensagem positiva.

Mais oiço no banho: Yann Tiersen -  Monochrome

Tudo aquilo que  Yann Tiersen compõe é magia. Apesar de ouvir outras músicas no banho, esta tem presença obrigatória.

Associo a férias: Travis - Flowers In The Window

Uma das poucas “happy songs” que ainda vou ouvindo.

Associo à melhor amiga: MGMT – Destrokk

Esta a ficar velha, mas nunca perde o gosto. Saudades de quando se consumia música atrás de música dos MGMT aos berros.

Me acalma: Patrick Watson - The Great Escape

É a música sagrada do meu dia-a-dia. Chego a casa no final do dia: cansada do trabalho, do mundo, de mim e ela faz sempre magia. True story.

Me anima: Onda vaga- Mambeado

Descobri-a em Milão e lá a ouvi umas 500 vezes. Faz-me companhia para festejar os dias em que a felicidade me bate à porta.

Oiço em viagens: Rodrigo Leão - As Cidades

Rodrigo Leão é Rodrigo Leão. Não há adjetivos. Sinto sempre o coração a bater mais rápido. E é isso.

É um vicio: Salomé – Pontos Negros

Tenho várias músicas que me ficam presas na cabeça durante semanas. Mas normalmente o que acaba por acontecer é que me obrigo a ouvi-las tantas vezes que me farto. Esta é a exceção.

Me  faz chorar: Keaton Henson - You Don't Know How Lucky You Are

É um dos músicos vivos que mais admiro. É um verdadeiro poeta que nos impossibilita de não gostar da sua forma simples, sincera e íntima de compor e interpretar música.

Eu  gostaria de ter escrito: JACQUES BREL - Ne me quite pas

Esta música foi escrita no decorrer da separação de jacques brel e de Suzanne Gabriello e ainda hoje é interpretada por vários artistas. A letra da música é realmente uma coisa de outro mundo, pura poesia, principalmente para quem conhece a história que esconde.

Me descreve: Mariza - Desejos Vãos

Do poema da fascinante Florbela Espanca, não poderia ser outra.