'Pequeno livro das coisas' recebe Prémio Bissaya Barreto

05-05-2014 12:18

O livro de poemas 'Pequeno livro das coisas', de João Pedro Mésseder, ilustrado por Raquel Caiano, venceu o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014.

Publicado em 2012, o livro reúne pequenos poemas sobre "objetos triviais do quotidiano", escritos de uma forma que "desafia o jovem leitor/ouvinte para a contemplação do mundo", justifica o júri.  O prémio, bienal, foi atribuído por unanimidade aos dois autores por uma obra que convoca "todo o potencial imaginativo da criança", sendo recomendado para leitores dos seis aos doze anos.

O prémio Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância foi criado em 2008 para valorizar e promover não só a "literatura de qualidade destinada à infância", mas também a "dimensão estética" do livro nesta área.

A quarta edição do Prémio Bissaya Barreto teve a concurso 164 obras publicadas entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013, e o  júri integrou Lúcia Santos, Leonor Riscado e Rui Veloso.

Nas edições anteriores, o prémio foi atribuído às obras "A bicicleta que tinha bigodes", de Ondjaki, "O livro da avó", de Luís Silva, e o "O cavalinho de pau do Menino Jesus", de Manuel António Pina, com ilustração de Inês do Carmo. 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário