Vestir-se de literatura?

11-06-2014 13:29

Recentemente foi descoberto uma grande achado na biblioteca Houghton da Universidade de Harvard (Cambridge, Massachusetts): trata-se de um livro francês do século XIX, denominado por ‘Des destinées de l’ame’ (Os Destinos da alma) do autor Arsène Houssaye. Arsène Houssaye,  que foi um escritor francês,  romancista, poeta e crítico de arte. Nasceu em 28 de março de 1815 e morreu em 26 de fevereiro de 1896. 

No interior do livro,  o autor deixou uma nota manuscrita que refere que  “um livro sobre a alma humana , merece ter uma vestimenta humana”. O caricato é que se desconfiou que  a encadernação do livro foi elaborada com pele humana.

Heather Cole, curadora assistente em livros modernos e manuscritos, afirma que Arsène ofereceu este livro ao amigo Ludovic Bouland. Segundo esta, Ludovic  encadernou o livro  “com pele de um cadáver não reclamado, de uma doente mental que morreu de um ataque”. Medo... Após uma analise à pele da encadernação, através de rastro peptídico, os investigadores concluiram  de que aquele material se tratava realmente de pele humana.

Só se pode concluir com isto que aquela gente levou demasiado a sério a expressão “tudo de encontra nos livros”..