Chobits

 

Chobits é um manga e um anime criado pelas CLAMP. Constituído por 26 episódios , é uma crítica à sociedade individualista japonesa.

 

 

Hideki é um jovem que se muda de uma quinta em Hokkaido para Tóquio, com o objetivo de entrar na Universidade . Ao chegar a Tóquio este vê-se confrontado com a tecnologia de ponta da moda : os persocons. Os persocons são basicamente robôs de estimação, com aparência humana e que facilitam a vida dos pessoas acedendo à Internet para solucionar  problemas, realizar tarefas domésticas e por aí fora. Como toda a gente possui persocons, Hideki também quer ter um, mas uma vez que é apenas um estudante, não tem dinheiro suficiente.   (Como o percebo!!!) No entanto, numa noite em que Hideki voltava para o seu apartamento, encontrou no lixo  uma persocon  linda de morrer. Como  parecia estar em boas condições, Hideki levou-a consigo e tentou descobrir como funcionava. Quando a conseguiu ligar , esta  só sabia dizer "chii" e Hideki decidiu dar-lhe esse mesmo nome: Chii. É assim que este vai começar a desvendar os mistérios de Chii, que perdeu toda a sua memória e é possivelmente um Persocon da lendária Chobits (persocons com a capacidade de desenvolver uma personalidade e ter sentimentos). A história desenvolve-se a partir das aventuras da ingénua Chii e do perverso e lunático Hideki , juntamente com Shinbo, o seu melhor amigo, Minoru, um especialista em tecnologia, e muitos outros personagens.

Adorei : Viciante, viciante, viciante. 

Em primeiro lugar (e talvez o fator mais importante) não criei grandes expectativas. Depois , a construção de cada um dos personagens está incrivelmente bem feita, sem ter caído no cliché do “mais do mesmo” . Sendo que a maior parte da história se desenvolve a partir dos pensamentos de Hideki , a sua personalidade ( distraída, ansiosa, medricas, lunática, perversa e tarada) só podia ter dado bom resultado. Os constantes pensamentos e piadas de carater sexual, em vez de ofensivos  são  literalmente de uma pessoa se encontrar a rir alto sozinha. ( e ainda mostram o quanto a imaginação masculina é fértiiiiil! ) 

Por outro lado, apesar de ter o seu quê de romance, a par da lamechice, existe sempre uma perspectiva surpreendente (e muito real também) sobre como as relações realmente funcionam. Articulando  isto tudo, a história abraça um mistério  curioso para os amantes da ficção cientifica, e ainda nos  leva a refletir sobre o impacto das novas tecnologias no nosso dia-a-dia. 

A questão que se coloca é: e quem é que, muito honestamente, não sonhava em ter um persocon em casa disponível para nos fazer tudinho de tudo? 

 

 

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário