Danças & Contradanças

Título: Danças & Contradanças

Autora: Joanne Harris

Ano: 2004

Número de páginas: 222

Síntese: “As sarcásticas histórias de Danças & Contradanças podem ser resumidas em duas palavras: malévolas e maliciosas. Como em muitos dos seus romances, Joanne Harris consegue combinar de uma forma única situações e personagens comuns com o extraordinário e o inesperado. De bruxas suburbanas a velhinhas provocadoras, monstros envelhecidos, vencedores de lotaria suicidas, lobisomens, mulheres-golfinho e fabricantes de adereços eróticos, estas são vintes e duas histórias onde o fantástico anda de mãos dadas com o mundano, o amargo com o doce, e onde o belo, o grotesco, o sedutor e o perturbador estão sempre a um passo de distância.”

Critica: Foi na adolescência, através da biblioteca da escola, que descobri Joanne Harris, uma escritora que mais tarde se viria a tornar numa das minhas preferidas. Para quem nunca leu nenhum livro, aconselho do fundo do coração a fazê-lo. As minhas sugestões passam por começarem pelo “Vinho Mágico” e “Cinco quartos de Laranja”, sendo que o meu preferido é o “O menino de olhos azuis”. Mundialmente conhecida pelo sucesso do seu livro “Chocolate” (adaptado no cinema), esta é uma escritora que nos mostra  uma profunda sensibilidade que se mistura num clima de magia absorvente e inigualável.

Este livro é o primeiro livro de contos da autora, e  com a perícia a que já me tinha habituado, Joanne consegue sem repetições, deliciar e horrorizar na mesma dose, proporcionando uma leitura deliciosa, num tom pessoal repleto de humor negro e criticas sociais. Desde idosas que se escapam ao lar, a um jantar de bruxas, a um professor que enlouquece, a uma adolescente de 13 anos obcecada com a imagem, temos um pouco de tudo. 

Os contos distanciam-se a universos uns dos outros, no entanto, todos eles são mágicos, encantadores, viciantes e surpreendentes.

Aconselho muito!

 

 

Comentários:

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário