Eleanor & Park

 

Autor: Rainbow Rowell

Ano: 2015

Número de páginas: 336

Editora: Edições Chá das Cinco

Classificação: 4/5

Síntese: “Eleanor é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos.Park... é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola. A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. "

 
 

A literatura YA (Young Adult) tem crescido exponencialmente nos últimos anos, abrangendo um público de jovens adultos que se interessam por temáticas mais adultas, e ainda assim consomem livros de fantasia, literatura romântica, graphic novels, entre outros. Rainbow Rowell tem sido uma das escritoras deste género literário com mais sucesso.

 Apesar de Fangirl ter sido no geral, uma desilusão, decidi dar uma segunda oportunidade à autora e ler o famoso Eleanor&Park. Ainda bem que o fiz. 

Numa escrita atual, acessível e envolvente, a autora conta uma história de amor em plenos anos 80 , sob o olhar dos dois protagonistas, eleanor e park. As referências culturais/sociais aos anos oitenta são , sem dúvida,  um dos aspetos que pesa no encanto desta história. Os protagonistas, longe de serem personagens perfeitos, são retratados de uma forma  crua e realista, o que me agradou imediatamente. Já o tom sarcástico da escrita revela uma inteligência mordaz e relembra o que John green tem de melhor.

Paralelamente, esta não é a típica história de amor de liceu. É o retrato de uma adolescente com problemas não só de adaptação, mas de sobrevivência. Como se não bastasse o fato de Eleanor ser vitima de Bullying na escola, é dramático o que acontece dentro da sua casa e de muitas famílias por ai…As descrições são tão intimas e perversas que apenas o mero pensamento da sua existência é assustador.

Este livro relembra-nos da intensidade e beleza com que se vive a adolescência. Tudo o que acontece é uma tempestade, o fim do mundo. Cada pequeno gesto de compaixão, é uma fonte inesgotável de felicidade. Ler este livro é emocionante e bizarro exatamente na mesma proporção. Na mesma página onde sentimos ódio, repulsa e nojo, o nosso estômago desintegra-se e derretemos de uma felicidade que tomamos como nossa.

O final do livro é coerente com o enredo. Marcante, ainda que demasiado autêntico para satisfazer as nossas expetativas utópicas de romance. Acho que o fato de o ter lido numa só noite diz algo. Posso dizer que realmente me surpreendeu pela positiva. Recomendo!

 

 

 

Nota: Daqui a uns tempos podemos ver Eleanor & Park no cinema! Os direitos cinematográficos foram comprados pela DreamWorks Studios e é a própria autora que escreverá o roteiro. As gravações começam ainda este ano. 

 

Comentários:

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário