Milagre

Autor: R. J. Palacio

Ano: 2012

Número de páginas: 368

Editora: Edições Asa

Classificação: 4/5

Síntese: “August nasceu com uma deficiência genética que faz com que o seu rosto seja completamente deformado. Quando nasceu os médicos não tinham esperança de que sobrevivesse, mas sobreviveu. Vários anos e muitas cirurgias depois, August vai, aos 10 anos, enfrentar o maior desfio da sua vida. A escola.”

Critica: Os estranhos vêm nele uma aberração,  os pais acham-no maravilhoso, enquanto ele acha que é apenas um menino comum. August é uma criança com uma deficiência física que o faz deformado aos olhos dos outros. 

Apesar disso é um menino feliz e inteligente para os seus 10 anos de idade.

O livro está divido entre as várias pessoas importantes na vida de August e retrata o dia-a-dia do pequeno milagre agora que entrou no 5º ano e vai ter contato com o mundo real, pela primeira vez e sozinho.

 A primeira parte do livro é escrita na primeira pessoa por August, depois contamos com o relato em  primeira pessoa da irmã mais velha de August, dos seus dois amigos da escola, do namorado da irmã  e de uma antiga amiga da irmã que adora August desde bebé.

Através das perspetivas dos diferentes personagens percebemos que a crueldade também existe nas crianças e indignamo-nos, mesmo sabendo que provavelmente num momento ao longo da nossa vida também rejeitamos alguém por ser diferente.

Entendemos que se não é fácil para alguém ser “especial”, para a família também não o é. A preocupação, as necessidades exaustivas  e o sofrimento são uma constante. Ser-se amigo também não é tarefa leve. No livro vemos a “traição” e a facilidade com que somos cobardes e preferimos ignorar do que compreender.

É um livro com uma linguagem bastante simples mas que tem o poder de nos fazer repensar sobre esta realidade e as nossas próprias ações. 

O livro possui ainda um apêndice com as frases mensais de motivação do professor de inglês de August.

Recomendo!

 

Comentários:

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário