Uma Morte Súbita

Autor:  J. K. Rowling

Ano:  2012

Número de páginas: 494

Editora: Editorial Presença

Classificação: 5/5

Síntese: “Uma Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J. K. Rowling, a mundialmente famosa «mãe de Harry Potter». Acolhido com enorme expectativa, este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pangford, começa quando Barry Fairbrother, o conselheiro paroquial, morre aos quarenta e poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas?”

Critica: J. K. Rowling podia ser um sinónimo britânico para a palavra talento. Se entrou em minha casa, na minha vida, e no meu universo literário com a intemporal saga de Harry Potter, voltou a surpreendeu-me com este primeiro livro para adultos.

O que distingue esta autora de muitos outros é a capacidade para nos prender de uma forma rápida e ainda assim leve, a qualquer história que seja. Quando se lê a sinopse deste livro é fácil compreender que a história por si só não é nada de outro mundo. Mas basta meia dúzia de páginas para compreendermos que Rowling conseguia transformar a história dos três porquinhos num clássico literário.

Não sei como o faz, mas a verdade é que o faz. As personagens que poderiam ser banais, tornam-se nossas companheiras, amigas de longa data com que nos identificamos imediatamente. Entramos naquele mundo logo nos primeiros capítulos e quando finalmente o fechamos pensando que a história acabou, há uma parte de nós que escolhe ficar por lá a viver para sempre. 

Na falta de um adjetivo que lhe faça justiça, esta autora é de fato, mágica.

É notável a maturidade emocional da autora e o conhecimento exímio das fragilidades do ser humano. Num livro que se desenrola a partir de uma questão de sucessão politica, todas as personagens estão interligadas, com uma única coisa em comum: a cidade de Pagford. É neste espaço que conhecemos profundamente os desejos e medos de cada uma das personagens como se fossem nossos.

Com temas como a xenofobia,a  toxicodependência, a prostituição, negligência e abandono,  transtornos psicológicos, corrupção, agressão, infidelidade e violência,este livro é definitivamente um livro para adultos que nos conquista  pela minuciosidade e consistência.

Devo confessar que a última página do livro me arrepiou.

Recomendo, mesmo.

 

Comentários:

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário