O Julgamento de Nuremberga

 

Realizador: Stanley Kramer

Elenco: Spencer Tracy, Burt Lancaster, Richard Widmark

Ano: 1961

Duração: 1h 86 min

Pontuação: 5/5

 

Sinopse: Este filme envolvente, provocador e intenso aborda de forma controversa a época mais negra da história moderna. Nomeado para onze Óscares, incluindo o de Melhor Filme, o Julgamento em Nuremberga mostra-nos o juiz americano Daniel Haywood (Spencer Tracy) que preside ao julgamento de quatro juristas alemães acusados de "legalizar" atrocidades dos Nazis. Mas, à medida que se vão ouvindo no tribunal relatos pormenorizados de esterilização e homicídio, o aumento da pressão política para a clemência obriga Haywood a tomar a decisão mais dolorosa e difícil da sua carreira

 

Critica: Este filme centra-se no julgamento de quatro juízes alemães, (entre eles o Ministro da Justiça de Hitler) acusados de terem usado os seus altos cargos para permitir, compactuar e legalizar as atrocidades cometidas no 3º Reich. Com ricos detalhes sobre O Julgamento de Nuremberg, todo o drama e dilema dos acusadores foi minuciosamente recriado nesta obra inquestionavelmente perfeita.

Este julgamento ficou para a história provocando mudanças significativas na forma como se comtemplava a justiça e o Direito. Termos noção das doutrinas monstruosas e desequilibradas que foram estimuladas naquela época é uma coisa, agora analisarmos detalhadamente a legalidade desses processos, é outra totalmente diferente.

Consequência da defesa dos réus, que apelavam à “obrigatoriedade” de seguirem os ideais nazis, colocou-se no centro da discussão os direitos do homem enquanto ser humano detentor de direitos contra o Estado. Questionando-se que jamais deveria ser permitido a submissão dos indivíduos aos abusos de poder do Estado. (o que nos dias de hoje é um pouco irónico)

Outra questão fundamental do filme é a responsabilização das atrocidades cometidas durante o Terceiro Reich. A defesa defende que da mesma forma que são acusados por terem compactuado com o regime de Hitler, poderá também culpar-se todo o povo alemão que o elegeu, a Rússia e os seus acordos com o regime Nazi, o elogio de Inglaterra a Hitler, e os EUA que cresceram financeiramente com este. E no final de contas, todo o mundo que como os réus e o povo alemão, sabiam o que se estava a passar, cederam aos líderes alemães e que nada fizeram para os travar.

O grande impacto do filme foi, de longe, as chocantes imagens/vídeos apresentados durante o julgamento. Apesar de sabermos de trás para a frente, as horríveis e monstruosas consequências do nazismo e os seus reflexos na sociedade alemã, aquelas imagens foram realmente chocantes, apertando o coração ao mais insensível dos homens e fazendo-nos questionar onde está realmente a humanidade das pessoas.

 

 

 

 

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário